Tratamento

Casa de madeira tratada é uma solução sustentável


24 Ago 2011


Há mais de dez anos, a Madeireira Farias, com instalações industriais em Araranguá, Santa Catarina, dedica-se à produção de casas pré-fabricadas em madeira serrada de pinus e peças roliças de eucalipto tratadas em autoclave com preservativo Osmose K33 C da Montana Química.


São produzidas tanto unidades de alto padrão, quanto para atendimento com qualidade às demandas de programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. “Até por conta desse programa, já se percebe um fluxo maior de pessoas a solicitar orçamentos e querendo financiamentos. Porém, ainda existe um desconhecimento do processo de tratamento de madeiras e certa resistência ao material, por isso investimos na divulgação e esclarecimento das suas vantagens e benefícios reais, especialmente junto aos formadores de opinião, como é o caso dos engenheiros do Setor de Habitação da Caixa Econômica Federal”, informa Erivaldo Emerim, executivo da Madeireira Farias.


Casas pré-fabricadas de madeira, com tratamento industrial de qualidade, também representam uma solução ideal em regiões onde é maior a agressividade natural aos materiais de construção. Segundo Emerim, este é o caso de áreas litorâneas em que também atua a Madeireira Farias. “Consideramos tão importante o tratamento das madeiras para a qualidade das nossas casas, que há dois anos contamos com uma usina de preservação de madeiras própria. Assim mantemos o controle completo do processo para tratar toda a madeira utilizada tanto em nossas casas, quanto àquela que vendemos a terceiros. Usamos somente o preservativo CCA Óxido nesse tratamento, pois proporciona a segurança necessária e vem com o indispensável suporte técnico do fabricante sem custo adicional. Com isso, garantimos a excelência dos nossos produtos”, destaca.


As casas produzidas pela Madeireira Farias também combinam outros materiais construtivos em áreas específicas do imóvel. “Geralmente nossas casas têm algumas paredes, pisos  e os banheiros em alvenaria. A pintura e o acabamento final normalmente são feitos pelo proprietário, mas quando ele nos solicita esse trabalho, recomendamos o uso do stain Osmocolor, do tipo preservativo, devido à proteção e ao ótimo acabamento que o produto proporciona”, avalia.


Eremim aposta na comunicação com o mercado num trabalho conjunto entre parceiros da madeira tratada, para superar desafios em geral ligados à desinformação sobre o produto. “O processo de tratamento precisa ser mais divulgado com mais participação em feiras e eventos regionais, inserções na imprensa, divulgação em folhetos e palestras técnicas. As ações proporcionam mais visibilidade e multiplicam o conhecimento do processo estimulando novos negócios”, explica.

Galeria de Fotos

legenda

legenda

legenda

Produtos
Produtos
Produtos